domingo, 29 de junho de 2008


Nos últimos meses através das ações espetaculares da Polícia Federal abriu-se a frente de nossos olhos uma verdadeira chaga que parece não ter fim: a corrupção. Os três poderes da República foram atingidos nessas manobras da polícia, mas como sempre fica aquele cheiro de impunidade no ar, pois poucos permanecem presos o que se constitui em matéria-prima para moldar novos corruptos a cada dia. A ação da Polícia Federal nos mostra uma ferida mal cheirosa que deve ser suturada rapidamente, pois afeta toda sociedade.
Há mais de 100 anos atrás um pensamento tomava conta do país “ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”, frase do naturalista francês Auguste Saint-Hilaire que deve ter inspirado em 1928 o nosso poeta modernista Mario de Andrade que dizia: “Pouca saúde e muita saúva os males do Brasil são!”.
Parece que a corrupção irá fazer o que a saúva não conseguiu. Não quero ser injusto com esse inseto, pois elas só se tornam terríveis depois de estabelecido um desequilíbrio ecológico, como sempre, pelo homem.
A ótima notícia é o povo tomar conhecimento do que acontece nas entranhas do poder e de toda essa lamaceira, mas os poderosos sempre tentam se livrar usando o próprio poder e mais corrupção. A imprensa tem tido um papel fundamental na elucidação e divulgação dessas mazelas, como um verdadeiro “quarto poder”, não deixando o assunto morrer o que esconderia as falcatruas.
Mas voltando as saúvas, coitadas! Não são páreo para as ratazanas travestidas de políticos que transformaram o Brasil num verdadeiro queijo suíço e querem posar como guardiões dos nossos impostos e necessidades básicas. As pessoas de bem deste país, que ainda são a maioria, não podem aceitar isso tudo.
As dores do parto diz-se serem insuportáveis. Talvez a verdadeira democracia brasileira esteja nascendo, mesmo a fórceps, pois é urgente uma REFORMA POLÍTICA séria para corrigir esse ralo que carrega para o esgoto as verbas da segurança, da saúde e da educação.

Artigo publicado no jornal A Tribuna de Guareí

Charge IOTTI Jornal Zero Hora

0 comentários:

Quem sou Eu

Minha foto
Jose Luiz
Itapetininga, SP, Brazil
Sou professor de história, adoro o Brasil, mas para realmente nos tornarmos uma Nação de Primeiro Mundo precisamos cuidar da saúde e educação da população. Melhorar o nível da classe política é fundamental. O esporte faz parte dessas questões como componente educacional, social e de qualidade de vida.
Ver meu perfil completo

Olá amigos, bem-vindos

Neste espaço pretendo colocar algumas opiniões a respeito de política, cidadania, educação, meio ambiente, enfim vou procurar abordar diversos assuntos, mas sempre de modo respeitoso com as opiniões contrárias, afinal a essência da democracia é a participação de todas as correntes de ideias, como já dizia Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

A importância das eleições

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão" (Eça de Queiroz)

Tempo

visitantes

Escola de Atenas

Escola de Atenas
Obra do Pintor Rafael

Meus blogs favoritos